sexta-feira, 16 de maio de 2008


1 .- Gonzalo Ruiz de Toledo, Senhor de Orgaz.
2 .- Santo Agostinho.
3 .- St. Stephen.
4 .- Auto retrato de El Greco.
5 .- Diego de Covarrubias.
6 .- Fraile Agustino.
7 .- Frade franciscano.
8 .- Dominicana friar ou trindade?
9 .- Jorge Manuel Teotocopuli.
10 .- Martírio de Santo Estêvão.
11 .- Santa Catarina de Alexandria.
12 .- James o Grande.
13 .- São Paulo.
14 .- Antonio Covarrubias.
15 .- St. Thomas.
16 .- Andres Nunez Alvarez.
17 .- San Sebastian.
18 .- Santa María Magdalena.
19 .- em General Santos.
20 .- Philip II.
21 .- São Paulo?
22 .- São João Batista.
23 .- Jesus Cristo.
24 .- Virgem Maria.
25 .- São Pedro.
26 .- David.
27 .- Moisés.
28 .- Noé.
29 .- Alma de Don Gonzalo Ruiz de Toledo.

O que seria do claro se não existisse o escuro, do alto se tivesse o baixo, o que seria do Barroco que não existisse essa dualidade, o termo Barroco significa “perola imperfeita” que advém da palavra portuguesa homônima. “O Barroco é a arte informal por excelência: no solo, ao rés do chão, sob a mão, ele compreende as texturas da matéria.”( DELEUZE, 1991).

EL GRECO (Candía, Creta, 1541 – Toledo, 7 de abril de 1614) Ya Goya y, después de éste, Picasso y otros autores, verían en el Greco al primer impresionista, al primero en ser capaz de dar con dos pinceladas forma a un rostro. Para él pintar no era dibujar y colorear: era el volumen, la forma. Efectos tan sorprendentes como el claro reflejo del rostro de San Esteban en la armadura del Señor de Orgaz. [1]

O Enterro do Conde de Orgaz, é o trabalho mais conhecido de El Greco, Pintura é muito grande, se encontra na igreja Santo Tomé, em Toledo, município da Espanha, é dividida em duas zonas: a superior, divina, e a terrena, abaixo.
Entretanto, não há uma linha divisória para mostrar essa dualidade. Na parte terrena, Santo Estevão e Santo Agostinho, são os que estão vestidos com uma roupa cheia de detalhes, dourada e vermelha, e sustentam o corpo do Conde de Orgaz, atrás deles, alguns personagens vestidos de preto, que cochicham entre eles, olham de um lado para o outro, para cima e para baixo, onde também encontramos o auto-retrato de próprio pintor, junto com os personagens vestidos de preto, a única criança que aparece é Jorge Manuel, filho do pintor, ao lado de Jorge Manuel, ao chão encontra-se um quadro onde está pintado o Martírio de Santo Estevão. De cima são observados pelos anjos e Santos que fazem parte do céu onde está Nosso Senhor, São Pedro e a Virgem, que recebem a alma do Conde de Orgaz em forma de criança que é levada por São João Batista e ao lado esquerdo encontra-se Nóe, David, Moises, esses personagens fazem parte de nosso antigo testamento, e ao lado direito encontra-se Maria, Madalena, São Sebastião, Santo Thomas.
Portanto é um quadro nos traz um grande traço teológico, e representa o barroco com as pinceladas desse grande pintor Toledano.

[1] El Greco (Candia, Creta, 1541 - Toledo, 7 de Abril de 1614) Já Goya, e, daí em diante, Picasso e outros autores, teria Greco como primeiro impressionista, o primeiro em ser capaz de dar duas tacadas de modo a formar um rosto. Para ele, não era pintura e desenho , colorir: era tamanho, forma. Efeitos como encontrar um reflexo claro do rosto de Santo Estêvão, na armadura do Conde de Orgaz.



Referência:

DELEUZE, G. A dobra: Leibniz e o barroco, trad. Luiz B. L. Orlandi: Campinas, SP: Papirus, 1991.
http://www.santotome.org/.

Nenhum comentário: