quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Fahrenheit 451




O que aconteceria se os bombeiros não apagassem mais fogo e sim ateassem. É isso que acontece no filme Fahrenheit 451 dirigido por François Truffout, neste mundo as pessoas não podiam ler, pois se elas lessem, elas pensavam, criavam argumentos, e isso fazia com que elas fossem infelizes.
Truffout, faz um belíssimo trabalho trazendo para nós uma visão diferente de mundo, onde as pessoas são manipuladas pela TV(não que isso não aconteça no dia de hoje), e se eles são pegos lendo qualquer tipo de livro, são reeducados para viver na sociedade novamente. Se a casa de alguém tem livros escondidos, eles são presos e os bombeiros ateiam fogo neles fazendo com que virasse pó.
Mas Sontag, um bombeiro, personagem principal, que começa a achar estranho essas atitudes, vai contra seu comandante, começa a furtar os livros, leva-os para casa e esconde-los, e a noite ele começa a lê-los, seu pensamento começa a mudar, ele percebe que os livros são bons. Mas ele é denunciado pela sua própria mulher, o mesmo é perseguido.
Sontag consegue fugir para um lugar onde os livros são aceitos, onde vivem adoradores de Literatura, filosofia, sociologia, etc...
Essas pessoas tinham uma visão diferente de ver o mundo, pois possuíam um pensamento diferente de ver o mundo, por isso eram consideradas estranhas, eram chamadas pessoas/livros. Elas liam os livros, decoravam e em seguida o livro era queimado, seus nomes passavam a ser o nome livro escolhido por eles.

Nenhum comentário: